Material produzido em disciplina é usado por projeto de conservação no sul da Bahia

No segundo semestre de 2021, foi produzido, na disciplina Ecologia de Indivíduos e Populações, um material didático sobre o Mico-Leão-da-Cara-Dourada, visando atender a uma demanda do Projeto BioBrasil que atua para a proteção desta espécie no Sul da Bahia. O material, que pode ser baixado aqui, tem sido usado em exposições, na página do projeto no Instagram e está sendo compartilhado em escolas na zona rural do município de Una.

Segue abaixo relato da pesquisadora Ana Cláudia Fandi, responsável pela parte de Educação Ambiental do projeto:

"Quando o professor Pavel Dodonov nos procurou para contribuir com a disciplina Ecologia de populações no Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, apresentando uma "situação-problema" que identificamos em nosso trabalho, recebemos o convite com muita alegria. É muito inspirador ver a universidade propondo em suas disciplinas ações que contribuem não só para formação dos discentes, mas também com o desenvolvimento de atividades que acontecem na prática.

O Projeto BioBrasil, onde atuamos, é um projeto de conservação com foco no mico-leão-da-cara-dourada, estamos organizados em dois programas para atender nossos objetivos de conservação: pesquisa e educação ambiental. Um grande desafio que encontramos nas atividades educativas é a ausência de materiais educativos para ser utilizados pelas escolas da região que tragam informações que tratem do mico-leão e seu habitat, trazendo informações sobre a espécie e seu ambiente e também a valorização e o despertar do sentimento de pertencimento. E esse foi o desafio que lançamos para o professor Pavel e seus alunos.

Para nossa alegria o desafio foi executado com maestria, os discentes produziram uma cartilha sobre o mico-leão e seu habitat, que tem nos auxiliado em muitas situações em nossas atividades. A forma como construíram o material e a qualidade, já nos auxiliou na divulgação de informações em nossas redes sociais, se adaptaram como cards em exposições fotográficas e tem sido utilizado nas atividades que desenvolvemos tanto nas escolas, como no Espaço BioBrasil onde recebemos crianças para o desenvolvimento de atividades educativas. Somos muito gratos por essa iniciativa."