Fontes de Financiamento
A Capes apoia financeiramente os cursos acadêmicos de pós-graduação do país (Mestrados Acadêmicos e Doutorados) através dos programas Proap (Programa de Apoio à Pós-Graduação), para cursos avaliados com conceito 3 a 5, e Proex (Programa de Excelência Acadêmica), para cursos avaliados com conceito 6 e 7. A Capes não apoia financeiramente os cursos de Mestrado Profissional.
Nosso Programa Profissional (Mestrado Profissional), por não receber apoio da CAPES, é mantido por recursos de projetos de outras agências de fomento (por exemplo, FAPESB) e/ou pelo apoio das instituições a que estão vinculados os estudantes.
O curso de Mestrado Profissional, sendo sediado em instituição pública de ensino, não pode receber pagamento de pessoa física. Além disso, já que as atividades dos docentes junto ao curso estão entre suas atribuições básicas de ensino e formação de pessoal, os mesmos não recebem remuneração adicional por participar do curso.
Importante: de acordo com a Portaria CAPES no 206, de 4 de setembro de 2018, "Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido". Esse apoio se refere não apenas ao recebimento de bolsa de estudos da CAPES, mas ainda o recebimento de qualquer tipo de apoio a atividades acadêmicas, as quais tenham feito uso de recursos de custeio ou de capital, tais como do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), do Programa de Apoio à Pós-graduação (PROAP) ou do Portal de Periódicos, por exemplo. De acordo com a portaria, devem ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho: ""O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001" ou "This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001".
Português, Brasil