Objetivos
Missão
O curso tem como meta formar profissionais na área da Ecologia para atuarem na gestão ambiental, através do uso de metodologias ativas de aprendizagem, e, deste modo, atender às demandas por profissionais com boa apropriação crítica do conhecimento científico e com habilidades instrumentais de busca, uso, produção e aplicação do conhecimento ecológico para resolver problemas ambientais.
Objetivos
Objetivos Gerais
a) Reconhecimento da ecologia como um conjunto de tradições de produção de conhecimento científico, que incluem valores e práticas sociais particulares, associado a fenômenos que sofrem influências de diferentes níveis de organização e escalas espaciais e temporais;
b) Reconhecimento das interfaces existentes entre a ciência ecológica e problemas ambientais, particularmente quanto aos desafios e oportunidades associados à interação do ecólogo com pesquisadores de outras tradições disciplinares e com profissionais de setores não acadêmicos, levando em conta conhecimentos, práticas sociais e valores;
c) Habilidade de acesso e incorporação do conhecimento científico oriundo do campo da ecologia relevante na resolução de problemas ambientais relacionados a sua atividade profissional.
Objetivos Específicos
(i) Promover a integração e a interação de profissionais de diversas áreas e atuando em diversos órgãos/organizações com a academia, através de experiências de apropriação e produção críticas de conhecimento na área de ecologia, visando sua aplicação na solução de problemas ambientais;
(ii) agregar valor às atividades desses profissionais em termos do conhecimento da disciplina da Ecologia como um dos pilares do diálogo contemporâneo sobre ambiente e sustentabilidade;
(iii) atualizar os profissionais em termos do conhecimento sobre o valor central do planejamento e delineamento na obtenção de informações e na sua análise robusta em busca de respostas de fatores relevantes na solução de problemas ambientais;
(iv) gerar produtos específicos, como atividade obrigatória de titulação do curso, voltados para a resolução de problemas ambientais concretos e, sempre que possível, relacionados à atuação dos técnicos; e
(v) aproximar os órgãos ambientais sediados no Estado à Universidade, com todos os potenciais benefícios advindos dessa aproximação também para a necessária transdisciplinaridade na formação centrada na aplicação do conhecimento.