Produtividade acadêmica: quando as regras determinam os perdedores

Será que todo mundo sai do mesmo ponto de partida na corrida científica? Existem diferentes camadas na sociedade que influenciam nosso caminho em busca de um objetivo. Nessa corrida, alguns grupos são favorecidos em detrimento de outros. Na comunidade científica, não é diferente. Afinal, ela é um reflexo da sociedade civil, e reproduz os mesmos valores e preconceitos que vemos na sociedade. É por isso que precisamos falar sobre esse assunto: precisamos reconhecer que existe um viés implícito no progresso de cada carreira científica e então propor soluções para mitigar essas desigualdades.

GIS Day IBIO - Ecologia, Biodiversidade e Microbiologia

O GIS Day é um ciclo global de eventos relacionados a Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e este ano o Instituto de Biologia da UFBA está fazendo parte, com o título GIS Day IBIO: Ecologia, Biodiversidade e Microbiologia. Com isso, queremos mostrar os trabalhos muito interessantes desenvolvidos neste Instituto e fora dele, sobre os principais temas nos quais este Instituto atua.

Divulgada a lista de inscrições homologadas para o processo seletivo do Mestrado Profissional

Está disponível na ata "Editais Publicados" deste site a lista de inscrições homologadas e pendências no Processo Seletivo do para ingresso no Mestrado Profissional.

Material produzido em disciplina é usado por projeto de conservação no sul da Bahia

No segundo semestre de 2021, foi produzido, na disciplina Ecologia de Indivíduos e Populações, um material didático sobre o Mico-Leão-da-Cara-Dourada, visando atender a uma demanda do Projeto BioBrasil que atua para a proteção desta espécie no Sul da Bahia. O material, que pode ser baixado aqui, tem sido usado em exposições, na página do projeto no Instagram e está sendo compartilhado em escolas na zona rural do município de Una.

Artigos para a prova de formação - Processo Seletivo do Mestrado Profissional

Estão disponíveis em "Editais Publicados" os artigos científicos para a prova de formação do processo seletivo 2022 do Mestrado Profissional.

Lançado o Edital do Processo Seletivo 2022

Acabamos de lançar o Edital do Processo Seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, com inscrições até 27 de maio.

O edital pode ser acessado em https://ecologiaaplicada.ufba.br/pt-br/editais-publicados

Está próxima a abertura de inscrições para o processo seletivo 2022

Atenção! Nos próximos dias iremos lançar o edital para o Processo Seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, com inscrições começando no dia 16 de maio. Fiquem atentas(os)!

Chamada para Professor Visitante

Está disponível na aba "Editais" a Chamada para Seleção de Professor Visitante, conforme Edital PV 001/2022 da PRPPG/UFBA. Inscrições até 10 de fevereiro.