Produtividade acadêmica: quando as regras determinam os perdedores

Será que todo mundo sai do mesmo ponto de partida na corrida científica? Existem diferentes camadas na sociedade que influenciam nosso caminho em busca de um objetivo. Nessa corrida, alguns grupos são favorecidos em detrimento de outros. Na comunidade científica, não é diferente. Afinal, ela é um reflexo da sociedade civil, e reproduz os mesmos valores e preconceitos que vemos na sociedade. É por isso que precisamos falar sobre esse assunto: precisamos reconhecer que existe um viés implícito no progresso de cada carreira científica e então propor soluções para mitigar essas desigualdades. Nesse contexto, surge a discussão proposta no artigo recém publicado “Productivity in academia: When the rules determine the losers”, liderado pela Profa. Dra. Luisa Maria Diele-Viegas, Docente Permanente deste PPG. Será que as 'regras' da carreira acadêmica são inclusivas ou apenas contribuem para a manutenção do status quo? O que podemos fazer para mudar isso?

O artigo é de acesso aberto e pode ser lido aqui: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fevo.2022.1021812/full